Quem somos

A criação de uma Rede de Estudos de Geografia, Género e Sexualidade Ibero Latino-Americana (REGGSILA) tem como principal objetivo dar visibilidade à produção de conhecimento nestes contextos geográficos e culturais, fomentar o desenvolvimento de investigações nesta área do conhecimento, potenciar sinergias entre centros de investigação Ibéricos e Latino-Americanos, e consolidar a presença de temas relacionados com género e sexualidades na formação do ensino superior em geografia.

O que nos une não se limita a um determinado contexto geográfico, histórico e cultural nem ao facto de utilizarmos a língua espanhola e a língua portuguesa. O que nos une é uma atitude de investigação situada que é simultaneamente de intervenção social e política, baseada num enquadramento teórico feminista assente na posicionalidade e na consciência da centralidade do corpo nas questões de género e na sexualidade, na consciência das relações de poder e no assumir que a produção de conhecimento é simultaneamente pessoal e política.

As geografias de género e sexualidades têm tido uma prevalência anglófona que não se limita só à utilização do inglês como língua de trabalho, mas a uma hegemonia cultural e de formas de produção de conhecimento. Questionamos esta hegemonia cultural anglo-saxónica e a hierarquização das formas de produção de conhecimento. Acreditamos que a divulgação e visibilidade da investigação em geografias de género e sexualidades em contextos ILA promove a diversidade de discursos numa área do conhecimento que se tem caracterizado por um discurso hegemónico e constitui um importante contributo para as ciências sociais em geral e para a geografia social e cultural em particular.

Centros de investigação proponentes

o   Maria Dolors Garcia Ramon

o   Mireia Baylina

o   Maria Prats

o   Anna Ortiz

o   Maria Rodó-de-Zárate

o   Joseli Silva

o   Márcio Ornat

o   Alides Junior

  • Grupo de Pesquisa em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero-GEPGENERO. Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Brasil

o   Maria das Graças Silva Nascimento Silva

o   Eduarda Ferreira

o   Margarida Queirós

o   Paulo Jorge Vieira

o   Maria João Silva

Anúncios